Como escolher a tinta ideal para minha casa?

Uma passada rápida pela sessão de tintas e a gente sai mais perdido do que antes. Cada tinta tem suas peculiaridades, pontos positivos e negativos, mas como saber qual o tipo de tinta escolher para a pintura na minha construção? A escolha nem sempre é uma tarefa fácil. Para lhe ajudar, vou lhe explicar um pouco sobre os principais tipos de tinta e sua aplicabilidade, para que sua escolha seja certeira, e você tenha um ótimo resultado.

 

TINTA LÁTEX PVA

Certamente é a tinta mais comumente encontrada no interior das residências.

Esta é uma tinta composta à base de água, e frequentemente é usado o Acetato de Polivinila na fabricação, por isso é comum encontrá-la com o nome de Látex PVA.

Por ser solúvel em água, a preparação da tinta para a pintura se torna mais fácil, e caso a tinta espirre em outros revestimentos por acidente, basta lavar com água.

A secagem é rápida e o cheiro após a pintura é bem discreto.

Esta tinta, no entanto, tem pouco resistência ao sol e a lavagem, não sendo indicada para áreas molhadas, ou externas. As superfícies pintadas também são mais difíceis de limpar, devendo utilizar apenas com um pano úmido.

 

TINTA ACRÍLICA

A tinta acrílica é bem semelhante à tinta látex, mas com a adição de resinas acrílicas na composição, o que dão alta impermeabilidade ao produto, sendo, portanto, indicada para pintura de áreas externas. As superfícies pintadas podem ser lavadas, sendo a tinta acrílica também indicada para cozinha e lavabo.

O acabamento tende a ser mais brilhante, mas você também pode encontrar esta tinta em três subtipos: fosca, semibrilho e acetinada. A versão fosca é um pouco menos resistente a lavagem, mas destaca menos as imperfeições da parede.

É uma tinta também solúvel em água e seca rapidamente.

A tinta acrílica tende a ser mais cara que a tinta látex.

 

TINTA EMALTE

O esmalte, diferente das tintas anteriores, não é solúvel em água. Foi desenvolvida para substituir as tintas à base de óleo, que eram tóxicas. Atualmente são outros produtos sintéticos quem a compõem.

A tinta esmalte são especificamente boas para serem aplicadas sobre ferro ou madeira, criam um tipo de película sobre a superfície pintada. Deve-se ter cuidado ao aplicá-la sobre a parede, pois pode formar bolhas sob a tinta, ou descascamento.

O acabamento tende a possuir alto brilho, embora exista a versão fosca, e as superfícies podem ser lavadas.

A tinta esmalte tem um custo mais alto que as anteriores, devido seu uso específico.

 

TINTA EPÓXI

As tintas Epóxi e de poliuretano também não são solúveis em água. A tinta epóxi é composto de uma resina do mesmo nome, e possui uma impermeabilidade intensa. São ideais para uso em contato direto com água, como caixas d’água ou até piscinas, mas também uma opção para banheiros, cozinha, boxes, quando se deseja fugir do cerâmico convencional.

Sua aplicação exige o uso de solvente específico e catalizadores específicos. Para aplicação desse tipo de tinta é imprescindível uma mão de obra especializada, evitando formação de bolhas, o descolamento da tinta, ou o mau acabamento.

 

Além dos grupos de tinta citados acima, existem diversos outros tipos de tinta. Há as feitas com cal, as que produzem um efeito de textura, tintas magnetizadas, as do tipo lousa e para piso. Existem as massas e texturas, e os vernizes e fundos preparadores específicos para superfícies específicas, como o gesso.

Dependendo do resultado que se deseja, pode ser necessária a aplicação de vários produtos diferentes, este processo de pintura é chamado de “sistema”, e não uma pintura simples como nos exemplos anteriores.

É sempre bom lembrar, que para ter um bom acabamento e um resultado satisfatório, o ideal é contratar uma mão de obra especializada para escolher o sistema mais adequado.

 

E para não ter erro nessa escolha, contrate pintores qualificados no iObras.com.

Entre já em contato como a equipe do iObras.com.

Precisou? No iObras.com encontrou!

www.iobras.com

Siga nosso Instagram:

https://www.instagram.com/iobraspontocom/

1 likes
Compartilhe: