Como preservar deck de madeira

No Brasil, um país com clima tropical, construções de piscina com deck está sempre em alta no mercado. Basicamente, é uma piscina cercada por diversos módulos de madeira alinhados, com pequenos espaços entre si.

Tal processo é necessário para tornar essa estrutura antiderrapante, o que é imprescindível para evitar acidentes. Já que o chão em volta da piscina costuma estar com respingos de água e se a sua superfície for completamente lisa as pessoas podem escorregar.

E não somente na questão antiderrapante, ajudam no escoamento da água, tornando a estrutura permeável.

É preciso lembrar sempre da importância de medir a área a ser revestida e planejar qual será o tamanho do deck.

Outros benefícios que podem ser listados são:

 

  •             Valor estético;
  •             Conforto térmico;
  •             Resistência aos raios UV;
  •             Resistência aos intempéries climáticos;
  •             Durabilidade;
  •             Facilidade de manutenção.

 

O conforto térmico é outro ponto que podemos falar quando se trata de piso de madeira. A madeira possui uma condutividade térmica baixa, o que significa que ela demora bastante, tanto para esquentar quanto para esfriar, resultando em uma temperatura amena na maior parte do tempo.

Como o deck ficará no ambiente externo, os raios solares incidirão sobre ele constantemente. A madeira garante que as pessoas não tenham a sensação de que estão se queimado ao pisar, sentar ou mesmo deitar nessa estrutura.

Cuidados necessários

A aplicação de verniz sobre a madeira garante que ela não seja degradada pelo ambiente. Existem vernizes que formam uma camada sobre a madeira, mas as melhores opções são absorvidas pelo material, protegendo-o.

Há ainda um verniz chamado de “stain”, que protege não só contra a umidade, mas também contra ação de bactérias e fungos.

Na pintura do deck, basicamente, utiliza-se um verniz que apresenta cor e não um transparente. A dica é sempre escolher por um tom bem parecido com o do deck, apenas um pouco mais escuro. Existem tintas feitas especialmente para tal, sempre deixando bem claro que são impermeáveis.

Quando esse trabalho de pintura for ser feito de forma caseira, é preciso se lembrar de se proteger. Utilizar blusa de manga longa, calça e óculos de proteção é essencial para evitar desconfortos e trabalhar de forma segura.

Uma observação importante é que a limpeza do deck antes de sua pintura é indispensável. Existem produtos chamados de “limpadores de deck” e eles podem ser encontrados em qualquer loja de material de construção.

Os especialistas apontam que quando a camada de tinta ou verniz é muito espessa ela pode acabar rachando ou descascando.

A última dica é a respeito do tempo de espera para a tinta secar: o período recomendado é de três dias.

Por fim, a conclusão é que os decks de madeira são opções muito vantajosas desde que se tenha o cuidado necessário, sempre garantindo que o material esteja impermeável e que não possua mofo ou outros micro-organismos.

0 likes
Compartilhe: