Como usar ferramentas elétricas com segurança

Em qualquer tipo de trabalho, segurança é essencial. Marcenaria é uma das diversas áreas que não seria diferente, onde se faz necessário o uso de diversos equipamentos e ferramentas elétricas para garantir maior rapidez e eficiência produtiva.

Sendo assim, listamos diversas dicas para você manusear ferramentas com maior segurança. Confira abaixo!



1 – ROUPAS E EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA 

Óculos de proteção, luvas, proteção para os ouvidos, entre outros. Use sempre os equipamentos de segurança necessários para o serviço que for executar. Lembre-se também de roupas e sapatos apropriados.

Atenção especial: EVITE acessórios que possam prender ou enroscar nas máquinas.

2 – MANUAL MANUAL MANUAL

Muitas vezes ignorado, ler o manual de instruções é imprescindível para sua segurança. Através dele você pode verificar a melhor forma de utilizar a ferramenta, além de saber informações como voltagem, cuidados a serem tomados, orientações de bom uso e conservação.

3 – CONDIÇÕES DAS FERRAMENTAS

Outra atenção essencial é verificar se as ferramentes estão em boas condições de uso. É importante realizar a manutenção delas e regule antes de utilizar (Manual). Guarde os equipamentos de maneira adequada e longe de riscos, que visam evitar acidentes com você e também com outras pessoas do ambiente.

4 – FUNÇÃO DE CADA FERRAMENTA

Utilize a ferramenta exclusivamente de acordo com as funções que ela realiza. Evitando o risco de danificá-la e gerar acidentes. Se não foi projetada para um determinado serviço, não se pode ter garantia de segurança e nem de qualidade.  

5 – EVITE DISTRAÇÕES

Fique alerta ao trabalho que está executando, ainda mais quando os equipamentos estiverem ligados. Qualquer distração pode ocasionar graves acidentes de trabalho. Se você não estiver focado no momento, não inicie nenhuma execução com qualquer uso de ferramentas elétricas.   

 

0 likes
Compartilhe: