Dica para impermeabilizar a sua obra

Vamos falar sobre algo muito importante em qualquer obra, a impermeabilização. Qualquer erro na ausência desta etapa na obra, ou aplicação inadequada, pode causar extremas dores de cabeça para os usuários de qualquer edificação em um futuro não tão distante.



Afinal, quantas obras são entregues que por pouco tempo já apresentam verdadeiros horrores na aparência e estrutura? Já que a umidade pode provocar manchas na pintura, descascamentos dos revestimentos, oxidações da estrutura, entre outros problemas que irão exigir reparos e um gasto maior do que o previsto.

Sem esquecer que além disso, desencadeia problemas de saúde em razão do aparecimento de mofo e bolor.

Vamos apresentar 4 dicas de cuidados necessários para impermeabilizar a sua obra. Desde o início do projeto até a escolha correta dos produtos utilizados.

1 – Elaborar um projeto

Minucioso para identificar os pontos da edificação que precisam ser impermeabilizados, não se pode descartar a elaboração de um projeto. Se for uma construção que esta partindo do zero, deverá cuidar da impermeabilização desde a fundação até a laje, passando pelas superfícies externas, supra estruturas e áreas com instalações hidráulicas. Iniciando com esse primeiro passo, provavelmente as chances de erros diminuem drasticamente após entrega.

2 – Especifique e escolha o produto correto

Para evitar quaisquer problemas com a umidade, o ideal é escolher o impermeabilizante correto conforme a área aplicada. Como exemplo, para proteger superfícies sujeitas a movimentação, o recomendado é utilizar impermeabilização com mantas asfálticas. Já em áreas frias e molhadas devem ser impermeabilizadas com argamassas poliméricas.

3 – Aplicação na etapa correta

Quando falamos de impermeabilização, ela deve anteceder a etapa de acabamento da obra. Porém, vale lembrar que existem impermeabilizantes que funcionam como acabamentos, como as mantas auto protegidas, os revestimentos epóxis e os impermeabilizantes acrílicos.

Atenção: No pós-obra, que geralmente é ignorado por boa parte dos envolvidos, recomenda-se a devida manutenção periódica das áreas e o conserto de qualquer tipo de problema observado.

4 – Normas do mercado

Quer ter um resultado satisfatório? Então siga as normas técnicas. O serviço de impermeabilização deve atender às exigências da NBR 9575. E claro, também é necessário respeitar as recomendações dos fabricantes dos produtos que serão usados na obra. 

E lembre-se, o iObras.com pode ajudar você nessa jornada. Além de disponibilizar mais de 3 mil profissionais qualificados, você consegue pagar dentro da plataforma com total segurança na transação financeira.

Por cultura de negócios, os profissionais de obras e reformas pedem o famoso “sinal”, de 30, 50 até 100% do valor antes de iniciar a obra, abrindo brecha para golpes conforme diversos relatos em plataformas como ReclameAqui e PROCON SP. De “profissionais” que sumiram com o dinheiro dos consumidores.

No iObras.com, se você pagar o serviço dentro da plataforma (boleto ou cartão de crédito) o seu dinheiro fica seguro, o profissional recebe após o 30° dia do pagamento. Não executou? Solicite estorno.

Precisou? No iObras.com encontrou.

www.iobras.com

0 likes
Compartilhe: