Dicas para economizar em reformas

1. Principal: contrate mão de obra qualificada

Pode ser um pouco contraditória essa primeira dica, mas economizar nas reformas pode fazer você gastar um pouco mais do que tinha planejado. Vamos explicar.

Muito comum em serviços de mãos de obras, muitas pessoas adotam para poder economizar é a contratação de profissionais que não sejam especialistas no que fazem (o famoso “faz tudo” e/ou o mais “barato”), e isso pode causar sérios problemas, seja no curto ou médio prazo.

Um bom engenheiro civil é fundamental para certeza que a obra será feita com total segurança estrutural, enquanto um bom arquiteto pode oferecer um projeto incrível para o melhor aproveitamento dos espaços disponíveis em sua casa. Pedreiros também precisam ser bons profissionais.

A qualificação e experiencia podem custar um pouco mais caro, mas é certo que a obra correrá perfeitamente e que você não terá problemas no futuro, desde vazamentos, problemas elétricos e até péssimos acabamentos.

2. Materiais de boa qualidade

O mesmo que acontece com a contratação dos profissionais, onde o barato pode sair caro. Não deixe de comprar um cimento de alta qualidade para escolher outro de segunda linha só para economizar um pouquinho.

Bons materiais realmente custam mais caro, mas valem o preço, desde a parte estrutural até a elétrica, hidráulica e acabamento. Se tiver dúvida, peça ajuda de profissionais especializados para saber quais são os melhores materiais e insumos. Como já trabalham a anos com diversos produtos, acabam se tornando “especialistas” sobre a qualidade, durabilidade e outros pontos dos produtos e marcas dos materiais escolhidos.

Lembre-se: Se você gastar o dinheiro necessário para garantir a qualidade logo no começo da obra, você não terá que se preocupar com futuros reparos, que podem acabar saindo muito mais caro na entrega final.

3. Gaste apenas com o necessário

Você não precisa escolher as opções mais caras da loja para ter qualidade em sua obra. Por exemplo, ao construir um novo banheiro, é claro que precisará de um vaso sanitário, pia, cuba e um chuveiro, mas isso não quer dizer que eles precisam ter tecnologias que são dispensáveis e que encarecem os produtos.

Não é raro ver vendedores que sempre querem te empurrar algo mais caro na loja para lucrarem mais. Leve para casa só o que realmente for preciso e na quantidade certa, e o seu bolso agradece.

4. Aposte na sustentabilidade ao reformar

Extremamente em alta hoje em dia, é cada vez mais comum encontrar móveis, acabamentos e diversos materiais sustentáveis, sejam eles reciclados ou não. Além de um visual e charme incrível, eles costumam custar mais barato, o que consequentemente te faz economizar.

Vale lembrar que além dos itens em si, também é possível desenvolver sistemas sustentáveis, como o reaproveitamento de água da chuva ou a instalação de painéis fotovoltaicos para o uso de energia solar, que se mostram ótimas opções a longo prazo. Outra vantagem é o sentimento de responsabilidade social e de preocupação com o meio ambiente, e isso não tem preço.

Tenha uma reforma tranquila e econômica

Todas as dicas que citamos acima são bem simples e podem ser adotadas em qualquer reforma, seja ela de qualquer porte. 

Por isso, contrate profissionais especializados e compre materiais de qualidade.

E lembre-se, o iObras.com pode ajudar você nessa jornada. Além de disponibilizar mais de 3 mil profissionais qualificados, você consegue pagar dentro da plataforma com total segurança na transação financeira.

Por cultura de negócios, os profissionais de obras e reformas pedem o famoso “sinal”, de 30, 50 até 100% do valor antes de iniciar a obra, abrindo brecha para golpes conforme diversos relatos em plataformas como ReclameAqui e PROCON SP. De “profissionais” que sumiram com o dinheiro dos consumidores.

No iObras.com, se você pagar o serviço dentro da plataforma (boleto ou cartão de crédito) o seu dinheiro fica seguro, o profissional recebe após o 30° dia do pagamento. Não executou? Solicite estorno.


Precisou? No iObras.com encontrou.

www.iobras.com

0 likes
Compartilhe: