Profissional: Sua empresa da lucro ou prejuízo?

Saber precificar o valor correto do serviço é imprescindível para conseguir sobreviver no mercado de marcenaria, não é por menos que muitas empresas estão fechando pelo fato de acreditarem que estão conseguindo lucro, mas na realidade estão com acumulando prejuízos com diversos serviços. 

É importante e necessário conhecer bem seus custos e os detalhes do passo a passo que envolvem os processos desde o orçamento, fechamento e o devido pós-venda de sua empresa.

Sendo assim, elaboramos esse conteúdo para ajudar você de que forma o lucro pode ser calculado em seus projetos.

O QUE CONSIDERAR PARA FORMAÇÃO DO PREÇO?

 

Saber o retorno sobre seu investimento nos projetos executados e o seu valor de trabalho são determinantes para o resultado final. Desta maneira, para evitar precificar de maneira incorreta e correr riscos financeiros, leve sempre em conta:

- O seu custo da matéria-prima;

- Suas despesas fixas. Qual o valor mensal da sua empresa operando?;

- Suas despesas variáveis;

- Seus custos de mão de obra direta (ou seja, horas trabalhadas);

COMO CALCULAR SEU LUCRO?

 

Conforme Moisés Carvalho (analista de negócios sênior do Sebrae-SP), a melhor maneira de obter o lucro, bem como calcular o quanto pode ser gasto é multiplicar o custo do item por dois e subtrair as despesas.

Exemplo:

Custo do móvel:  R$ 100,00

Valor de venda: R$ 100,00 x 2 = R$ 200

Despesa fixa: 30% de R$ 200 = R$ 60

Despesa variável: 15% de R$ 200 = R$ 30

Lucro: 5% de 200 = R$ 10,00

DICAS PARA DEFINIR PREÇOS E GARANTIR LUCROS


- Conheça muito bem o seu mercado;

- Conheça e saiba quem são seus concorrentes e o que eles oferecem;

- Conheça seus diferenciais e demonstre-os aos clientes*;

*Lembre-se, o diferencial tem que ser algo realmente percebido para o cliente, chegar e dizer que “meu produto é de qualidade” apenas, é o que a enorme parte do mercado faz. Ainda mais quando a questão é preço, muitos apenas desvalorizam o preço de outros e ficam batendo na mesma tecla do “mas eu garanto que meu serviço é de qualidade”.

Mostre conhecimento técnico para o cliente, apresente serviços anteriormente entregues (portfolio), se tiver um showroom é ainda melhor para o cliente que é leigo, para entender (e ver) sobre várias questões importantes que são ignoradas na hora da compra como a qualidade dos acabamentos.  

Para terminar, saber como e o quanto você está ganhando (lucrando) é muito importante para o seu negócio crescer e prosperar, por isso ter um planejamento e controle financeiro permite a você gerir melhor e tomar decisões com antecedência quando necessário.

As vezes, nem sempre ficar cobrindo qualquer oferta dos concorrentes é uma boa alternativa. Se o concorrente estiver precificando errado, você pode estar cobrindo um prejuízo de outro concorrente, levando a sua empresa ao buraco.

E se você ou sua empresa estiverem querendo alavancar mais vendas. Entre já em contato como a equipe do iObras.com e cadastre-se sua empresa conosco.

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